quinta-feira, 26 de novembro de 2015

INSS já tem data para publicação do edital


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já definiu a data de divulgação do edital do concurso para 950 vagas: segundo uma fonte ligada à seleção, o documento será publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 18 do próximo mês, na última sexta-feira antes do Natal. “Essa data é uma previsão que poderá ser alterada, caso seja de interesse do INSS. No entanto, todos os esforços estão sendo feitos para que o edital saia nesse dia”, observou a fonte. 

A previsão de divulgação do edital vai ao encontro do que dissera o diretor da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes. Ele apontou ainda a previsão de realizar as provas objetivas em fevereiro ou março, e as contratações, em abril do próximo ano. Questionada sobre a data das provas, a fonte não soube precisá-la. As informações extraoficiais ratificam as previsões feitas pelo diretor de Gestão de Pessoas do INSS, José Nunes Filho. Segundo ele, a autarquia precisa concretizar a contratação do Cespe/UnB, escolhido como organizador, por dispensa de licitação. Isso já está encaminhado. O dirigente garantiu também que o edital sairá no próximo mês, e que as provas objetivas e as contratações ocorrerão no próximo semestre, independentemente do cenário de ajuste fiscal. Questionado sobre a publicação do edital no dia 18 do próximo mês, o INSS não se manifestou.

A expectativa é que o INSS realize nomeações extras, tendo em vista os últimos concursos e as necessidades de pessoal. Para isso, o instituto terá que solicitar ao Ministério do Planejamento o adicional de 50% das vagas, o que deverá ocorrer, conforme disse, inclusive, o sindicalista Moacir Lopes. Em 2011, quando ocorreu o último concurso de técnico e perito, houve 5.020 convocações, de 6.881 aprovados, ou seja, 133% além da oferta prevista em edital. Desse total, cerca de 90% das contratações (em torno de 4.500) ocorreram para o cargo de técnico. Em 2008, quando foram oferecidas 1.500 vagas somente para técnico, 2.100 aprovados foram empossados.

Fonte: FOLHA DIRIGIDA

CURSO ON LINE PREPARATÓRIO PARA O INSS COM A MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES: