Top 10: filmes para motivar qualquer concurseiro

Ser aprovado em um concurso público é um projeto de vida que exige tempo e o máximo de dedicação. Mas, de vez, em quando é preciso deixar os livros, simulados e editais de lado para descansar. Nesse período a dica é aproveitar um bom filme e ainda ser abastecido com uma dose extra de ânimo. Por isso selecionamos dez filmes para refletir, motivar, inspirar e, claro, relaxar nos períodos de descanso. As histórias são de superção, entrega e luta de personagens que tiveram que se superrar na busca por seus objetivos pessoais e servem como inspiração para quem esta na busca pela tão sonhada vaga na carreira pública. Bons estudos e bom filme!
 
Mãos Talentosas
O filme conta a história de Ben Carson, um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Entretanto aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Além disso, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.
 
O que acrescenta: Um filme para mostrar que com dedicação, apoio e força de vontade, você pode ser o que quiser.
 
  

 
Uma Lição de Vida
O filme se passa no Quênia quando o governo decide dar educação gratuita no país. Maruge, um antigo veterano Mau Mau, tem o sonho de aprender a ler, e precisará sentar-se numa sala de aula ao lado de crianças de seis anos de idade. Com ajuda da diretora, Jane Obinchu, que apoia sua luta para se matricular, ele enfrenta a violenta oposição de pais e autoridades que não querem desperdiçar uma vaga de escola preciosa com um homem tão velho.

O que acrescenta: Retrata bem a questão de que proibições não podem parar um sonho. Para inspirar candidatos que se envergonham por precisar tentar novamente. 
 
  

 
Whiplash: Em Busca da Perfeição
Fala como o jovem Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.
 
O que acrecenta: Muitas vezes abrir mão de tudo não é a melhor opção. É preciso correr atrás dos sonhos, mas manter sua integridade, valores, saúde. Nada vale mais que estar bem consigo mesmo.
 
  
 

Homens de Honra
O jovem negro Carl Brashear luta contra o racismo para realizar seu sonho de se tornar um mergulhador da marinha americana. No princípio o comandante Billy Sunday faz muito pouco para encorajar suas ambições. Mas a coragem e determinação de Brashear o impressionam  e os dois se tornam amigos. Com persistência e foco, Brashear enfrenta o preconceito e a burocracia militar, que quer acabar com seus sonhos de se tornar comandante.

O que acrescenta: 
Filme que conta a história do primeiro negro e primeiro mergulhador amputado na Marinha dos Estados Unidos. A descrença se torna o combustível do personagem, o que muitas vezes acontece com concurseiros. Muitos já ouviram que a aprovação é quase impossível e seria melhor desistir, o filme prova que muitas vezes a coisa mais sábia a fazer é não dar ouvidos a esse tipo de comentário.
 
  

A procura da Felicidade
Chris Gardner é um chefe e pai de família que enfrenta muitas dificuldades financeiras, vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar por serem muito caros. Consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados, porém, persiste pois acredita que poderá ser futuramente contratado. A mulher o abandona e ele é obrigado a tomar conta sozinho do filho de apenas cinco anos de idade. Em meio a todas os problemas, eles são despejados do apartamento onde vivem por falta de pagamento, e têm de dormir em metrôs, banheiros públicos e asilos.
  


Sociedade dos Poetas Mortos
Em 1959, John Keating volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.
 
O que acrescenta: O filme pode inspirar os concurseiros a buscarem novas alternativas quando a aprovação é complicada. Além disso, é preciso sempre estar aberto a novas idéias para organizar os estudos.
 
 
  

Quem Quer Ser Um Milionário
Jamal K. Malik  é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.
 
O que acrescenta: O filme retrata muito bem que é possível transformar as dificuldades que se apresentam em nosso caminho, em lições e ensinamentos úteis. Essas adversidades podem se tornar o combustível da sua aprovação. 
  
 
 
 
 
Desafiando Gigantes
Em seis anos à frente do time de futebol americano Shiloh Eagles, o treinador Grant Taylor nunca levou sua equipe às finais. O fracasso invade sua casa, quando descobre que não pode ter filhos com a esposa. Ao mesmo tempo, Grant descobre que pode ser demitido. É quando ele ora a Deus e recebe a mensagem de um visitante inesperado. Nesse instante, o treinador irá desafiar tudo e todos, a fim de provar que Deus lhe deu coragem e força para vencer.
 
O que acrescenta: Os candidatos podem se identificar com o personagem pois também enfrantam problemas diversos, como por exemplo, falta de tempo e dinheiro, desemprego. o que o filme leva para os concurseiros é que persistir e insistir são coisas diferentes, as reprovações servem para que você refaça planos.
 
  

Forrest Gump
Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.
 
O que acrescenta: Um filme que ensina a importância de conhecer a emoção das pessoas que o cercam e entender que você pode atender as necessidades mais humanas. A humildade, sacrifício pelos outros e cumprir sua palavra até em momentos que ninguém está vendo, isso pode te tornar mais influente do que a exclusividade da inteligência.


 
 
 
Para Sempre Alice
A Dra. Alice Howland é uma renomada professora de linguistica. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John, fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia, se aproximam.

O que acrescenta: Faz entender e reafirma a importância de viver o hoje, o presente. Nesse drama, o filme te faz refletir sobre questões importantes e valiosas para qualquer concurseiro, como  o conhecimento, a memória e o aprendizado. 
Compartilhar Google Plus

Autor SouConcurseiro

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial