Como estudar para concursos públicos em 5 dicas infalíveis !!!

Plano de estudos e exercícios são essenciais para conquistar a tão sonhada vaga no concurso público.

Reconhecer o próprio nome na lista de aprovados para um cargo público é uma emoção singular que costuma vir acompanhada de reconhecimento e euforia. A boa notícia também oferece um cargo estável, com rendimentos atrativos e benefícios diversos. Para isso, muitas horas de estudo e dedicação são imprescindíveis para que a vaga desejada no concurso público seja alcançada.




Confira algumas dicas para otimizar seus estudos para os concursos públicos:


  1. Monte um plano de estudos

Cada concurso público possui seu próprio edital, que contempla as respectivas disciplinas que serão o tema da prova. Levando em conta o cargo desejado e seu edital, é possível criar um plano de estudos que contemple essas matérias, otimizando o aprendizado e tornando o objetivo ainda mais concreto. O plano de estudos deverá conter, principalmente, as matérias básicas, bem como resumos e exercícios de provas anteriores para que o candidato teste seus conhecimentos.
  1. Crie uma rotina de aprendizagem

A regularidade é a chave do sucesso dos estudos para os concursos públicos. Quando o pretendente à vaga cria o hábito de estudar, de preferência, sempre no mesmo horário e local, consequentemente a mente também se habitua com essa rotina, tornando-a um hábito. De acordo com o psicólogo Jeremy Dean, autor do livro “Criando Hábitos, Quebrando Hábitos: Por que Nós Fazemos as Coisas, Porque Nós Não as Fazemos, E Como Fazer Com Que Qualquer Mudança Seja Permanente” (em tradução livre), são necessários, em média, 66 dias para que um hábito seja incorporado completamente à rotina. Ou seja: é melhor começar os estudos o quanto antes, com uma ótima infraestrutura que não ofereça distrações, como internet, TV ou música, para que esse costume vire uma rotina automática.
  1. Contemple teorias, exercícios e revisões na hora de estudar para o concurso público

Desde as videos aulas para concursos até os resumos, há diversas ferramentas e formas de estudar. Porém, certos materiais são indispensáveis para alcançar o sucesso no concurso público. Entre eles estão as teorias de cada matéria, os exercícios, essenciais para que o conteúdo seja gravado, e as revisões, que farão com que o candidato ateste seu aprendizado na prática. Uma boa opção também são os fichamentos dos textos, já que escrever, e de preferência à mão, é uma das melhores formas de fixar uma informação no cérebro. Além das leituras teóricas, escrever o conteúdo estudado com as próprias palavras do candidato é uma das táticas para que o estudo seja aprofundado, além de oferecer mais uma opção de consulta no lugar dos livros, o que otimiza o tempo do concurseiro.
  1. Tire períodos de descanso entre os estudos

O cansaço excessivo é o inimigo número um do aprendizado. Por isso, é importante que o candidato faça pausas durante a rotina de aprendizagem, tirando alguns minutos após determinado período de imersão nos estudos. Seguindo a ideia de que os fluxos de trabalho, quando divididos em blocos, melhoram a agilidade e estimulam o cérebro, a Técnica Pomodoro determina que a cada 25 minutos ininterruptos de trabalho, que são os pomodoros, o estudante deverá fazer uma pausa de cinco minutos. Após quatro ciclos de 25 minutos, a pausa poderá ser maior, levando até 30 minutos.
O despertador é um grande aliado dessa técnica. Quando ele tocar, é recomendável que o candidato se levante, faça algum exercício, como alongamento ou caminhada, ou outra atividade que o faça relaxar. Assim, seu cérebro evitará a procrastinação com a certeza do merecido descanso.
  1. Seja persistente

Muitas vezes, os aprovados em primeiro lugar nos concursos públicos foram reprovados repetidas vezes até alcançar o sucesso. Caso isso aconteça, o candidato deve retomar os estudos o quanto antes, e estudar diariamente até que a sua meta seja alcançada. O edital e as matérias básicas devem ser novamente contemplados e revisados diversas vezes, pois a persistência é a chave para a aprovação nos concursos públicos
As vagas são diversas e os benefícios dos cargos públicos também. Basta determinação e muito foco nos estudos, e aliados como bons cursos para concursos para que a meta seja atingida com eficácia e assertividade.
                               Fonte: Aprova Concursos

Acesse também nossos perfis nas redes sociais:



Compartilhar Google Plus

Autor SouConcurseiro

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial