Concurso MPU: na segunda, 7, caminho aberto para novo edital

A partir de segunda-feira, dia 7, deverão ser intensificados os preparativos do concurso MPU 2017, para técnicos administrativos (nível médio e R$7.260,41) e analistas em Direito (graduados na área e R$11.345,90). Isso porque no sábado, 5, expirará o prazo de validade da última seleção para os cargos, realizada em 2013.
Como não é interesse do MPU ficar muito tempo sem cadastro de reserva válido, pois desta forma fica impedido de contratar aprovados de concursos para suprir saídas por aposentadorias, por exemplo, o novo concurso deverá ser agilizado. A previsão inicial de divulgação do edital é este mês.

Entretanto, isso poderá sofrer atraso, já que o MPU e o Cebraspe (antigo Cespe/UnB), cotado para ser o organizador, ainda negociam.
O departamento foi questionado sobre a previsão de definição da organizadora, divulgação do edital e oferta de vagas. Segundo o setor de Comunicação, "o cronograma e a oferta de vagas do concurso ainda não estão definidos".
No último dia 18, a PGR já havia informado que o número de vagas do concurso "será informado em breve". Ou seja, nos próximos dias definições deverão ser divulgadas. O MPU já confirmou também que o concurso será nacional. 

Independentemente da oferta de vagas, a perspectiva é de muitas contratações por meio desse concurso. Isso porque, de acordo com o Portal da Transparência do MPU, faltam 1.888 servidores, 627 técnicos administrativos e 1.261 analistas em Direito. Isso considerando os quatro ramos do MPU - Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Desses quatro setores, o MPF é o que tem mais carências. No total, faltam 1.682 servidores, sendo 521 técnicos e 1.161 analistas. No MPT o déficit é de 149 profissionais, sendo 99 técnicos e 50 analistas, e no MPDFT faltam 57 servidores (sete técnicos e 50 analistas). O MPM não tem cargos vagos de técnico administrativo e analista em Direito.

Reforça a ideia de muitas convocações a tradição do MPU de aproveitar bastante os cadastros de aprovados de seus concursos. Em 2013, foram chamados até o momento 4.121 aprovados (28 vezes mais do que a oferta de vagas - 147), sendo 2.605 técnicos administrativos e 1.516 analistas em Direito. Além disso, o MPU oferece vários benefícios aos servidores, que tornam seus concursos imperdíveis.


Compartilhar Google Plus

Autor SouConcurseiro

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial