PREPARATÓRIO FUNAI: Questões de INFORMÁTICA com Professor Gastone

1.   A seguinte Figura mostra parte do ambiente de trabalho do Excel 2010.

















As fórmulas das células C7 até C10 devem ser obtidas a partir da fórmula da célula C6 por meio do seguinte procedimento:
i) seleciona-se a célula C6;
ii) posiciona-se o cursor do mouse no canto inferior direito da célula selecionada;
iii) pressiona-se o botão direito do mouse e arrasta-o ao longo da coluna C da linha 7 até a linha 10; e
iv) libera-se o botão do mouse.
Após a realização desse procedimento, o valor da célula C8 será
a) 950.
b) 850.
c) 700.
d) 600.
e) 500.


2.   Ao se enviar arquivos pela internet há um método criptográfico que permite verificar se o arquivo foi alterado, ou seja, se teve sua integridade violada. Esse método, quando aplicado sobre as informações do arquivo, independente do seu tamanho, gera um resultado único de tamanho fixo. Assim, antes de enviar o arquivo pode-se aplicar esse método no conteúdo do arquivo, gerando um resultado A. Quando o arquivo é recebido pelo destinatário, pode-se aplicar novamente o método gerando um resultado B. Se o resultado A for igual ao resultado B significa que o arquivo está íntegro e não foi modificado; caso contrário, significa que o arquivo teve sua integridade violada. O método criptográfico citado é conhecido como
a) função de hash.
b) criptografia simétrica.
c) esteganografia.
d) criptografia assimétrica.
e) certificação digital.


3.   Analise as seguintes proposições com relação à ferramenta de correio eletrônico (e-mail):
I – É um serviço cliente/servidor.
II – Exige que as partes (remetente e destinatário) estejam on-line, ao mesmo tempo, para que a comunicação seja estabelecida.
III – O endereço do correio eletrônico é composto de duas partes, sendo uma delas o domínio que define o provedor.
É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.


4.   O serviço de correio eletrônico (e-mail) utiliza diversos protocolos, tais como o SMTP, o POP3 e o IMAP. Quando se deseja enviar e ler e-mails diretamente do servidor sem baixá-los para um computador local devem ser utilizados, respectivamente, os seguintes protocolos:
a) POP3 e IMAP.
b) IMAP e SMTP.
c) SMTP e IMAP.
d) POP3 e SMTP.
e) SMTP e POP3.


5.   Considerando as configurações de impressão no sistema operacional Microsoft Windows e as configurações utilizadas na imagem abaixo, podemos afirmar que a seguinte página do documento NÃO será impressa:

a) 1.
b) 35.
c) 32. 
d) 25.
e) 21.


6.   Um funcionário da COPERGÁS, ao navegar na internet ou na intranet da empresa,
a) a partir de um computador infectado por um código que espiona o teclado pela webcam e grava as posições clicadas na tela, não corre risco de ter sua senha descoberta se estiver na intranet.
b) pode digitar sua senha em um site falso, achando que está no site verdadeiro, sem correr risco de esta ser armazenada por um atacante.
c) evita que sua senha seja descoberta se a senha digitada estiver criptografada e for capturada enquanto trafega na rede, sem que ele perceba a ação do atacante.
d) não corre risco de ter sua senha descoberta por adivinhação se esta for formada por muitos números obtidos ao acaso.
e) evita que sua senha seja descoberta ao digitá-la na rede se esta estiver armazenada em um arquivo de senhas de forma criptografada.  


7.   Algumas memórias utilizadas no computador são chamadas de “memórias voláteis”, que dependem de energia elétrica para manter os dados armazenados. Outras são chamadas de “memórias de armazenamento de massa”, que são independentes de energia elétrica para manter os dados armazenados. Quais componentes podem ser considerados memórias em um computador?
a) Placa de Rede e Pen drive.
b) Modem e CD ROM.
c) DVD e Placa de Rede.
d) Hard Disk e Pen drive.


8.   Considere que em uma planilha do LibreOffice Calc 5 foram atribuídos valores iguais a 1 em todas as células do intervalo A1 até A6. Qual valor será apresentado na célula A7 se for aplicada a função =CONT.SE(A1:A6;" <>1 ")?
a) 0
b) 1
c) 5
d) 6


9.   Recentemente foi publicado um processo licitatório: “A Companhia Pernambucana de Gás − COPERGÁS, através do seu PREGOEIRO, torna público que fará realizar PREGÃO PRESENCIAL, do tipo Menor Preço Global, Sob a Forma de Empreitada por Preço Unitário, para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA E EVOLUTIVA DO SITE E INTRANET COPERGÁS, conforme Termo de Referência Anexo Q4.”
(Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/106917582/doepe-09-01-2016-pg-12)
No texto acima está destacada a palavra intranet, sobre a qual é correto afirmar:
a) Um usuário interage com um sistema através de um navegador web. A rede interna de uma organização, denominada intranet, é implementada utilizando-se recursos deste navegador.
b) Não há integração entre a internet e a intranet para impedir que um usuário, ao acessar a intranet fora da empresa, coloque as informações desta empresa em risco.
c) Uma intranet de uma grande empresa requer conectividade com backbones, que são cabos que ligam os computadores da empresa à internet através de sistema wi-fi.
d) Uma intranet é uma rede organizacional na qual as aplicações e interfaces com o usuário baseiam-se principalmente em serviços web e seu uso é restrito a usuários autorizados da empresa.
e) Uma empresa como a COPERGÁS pode usar sua intranet, sem conexão com a internet, para realizar operações comerciais com fornecedores externos através do acesso por navegador web, de forma totalmente segura.

10.              O Google Chrome, por ser fácil de usar, é um dos navegadores mais utilizados atualmente, disponibilizando recursos para facilitar a navegação e o trabalho do usuário, como, por exemplo,
a) a gravação padrão dos arquivos baixados da internet na pasta Arquivos Baixados, que fica na Área de Trabalho do Windows.
b) o acesso direto às pastas do computador por meio da digitação de File:Search na barra de endereço do navegador.
c) a possibilidade de reabrir uma guia que foi fechada acidentalmente, bastando, para isso, clicar na opção Configurações e Reabrir guia.
d) a possibilidade de configurar o navegador para perguntar onde cada arquivo baixado da internet deverá ser salvo no computador.
e) a possibilidade de alternar rapidamente entre guias abertas pressionando-se as teclas PageUp ou PageDown.

GABARITO
     1.     D
     2.     A
     3.     E
     4.     C
     5.     C
     6.     C
     7.     E
     8.     A
     9.     D
     10.  D


Compartilhar Google Plus

Autor SouConcurseiro

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial